O medidor de frenagem Dinamômetro Bowmonk MKIII é um instrumento científico de exatidão indiscutível, isso acontece graças ao seu embasamento numa das leis fundamentais da física aplicada.
Ela consiste num pêndulo livre finamente equilibrado para responder a quaisquer mudanças na velocidade ou ângulo, que funciona por meio de um conjunto de engrenagens que fazem girar uma agulha sobre um dial.
O dial é preto com graduações brancas prateadas, elas se estendem por uma longitude linear de 114 mm. Para amortecer toda vibração, o instrumento é preenchido com um fluido especial não sensível às mudanças de temperatura. Ele também não requer manutenção.
O dial está calibrado em percentagem de "G", que é o padrão aceito em todo o mundo para as medições de aceleração e desaceleração. Não há necessidade de conexão com o veículo e basta montá-lo por meio de dois parafusos.
Essa montagem é feita numa parte rígida conveniente do painel (como na figura) ou com auxílio da ventosa operada por sua alavanca lateral. Neste último caso, umedeça a ventosa com glicerina ou vaselina para aumentar a adesão.
Teste o veículo numa pista razoavelmente nivelada. Coloque o medidor a zero afrouxando a porca de borboleta, incline-o nos seus eixos até que o ponteiro principal aponte ao zero e re-aperte a porca.
Agora o medidor está pronto para uso, não é necessário observar continuamente o instrumento pois está provido de ponteiro registrador. Dependendo do teste a realizar, o ponteiro registrador deve ser posicionado à direita ou à esquerda do ponteiro principal girando o botão central cromado, assim, registrará a leitura máxima.
Estamos sempre prontos para melhor atendê-los.